Se você acompanha discussões sobre o uso das redes sociais ou o impacto da internet na sociedade, provavelmente já ouviu o termo “algoritmo”. Mas você realmente sabe o que essa palavra, tão utilizada por especialistas, significa?
De forma simples, um algoritmo é um conjunto de passos necessários para realizar uma tarefa. A analogia mais comum é com uma receita de bolo, ou o conjunto de instruções que o cozinheiro segue para transformar meros ingredientes em uma sobremesa sofisticada.
Os softwares que fazem a internet funcionar também seguem a programação de “receitas” elaboradas por desenvolvedores. E essas receitas, ou algoritmos, passaram a ter um papel fundamental no mundo.
No começo, as instruções eram objetivas: os sistemas de busca entregavam as informações mais relevantes aos usuários, e as redes sociais mostravam as postagens mais recentes dos amigos. No entanto, as empresas começaram a aprimorar seus algoritmos, adicionando critérios diversos. E a polêmica surge justamente da falta de transparência em todo esse processo, e das mudanças que esses ajustes promovem na sociedade.
Hoje, mais da metade da população mundial faz buscas no Google. Um terço consome conteúdo distribuído pelo Instagram. O YouTube sozinho tem seis vezes a audiência da maior emissora de TV do planeta. E toda essa informação é controlada por sistemas pouco ou nada transparentes.
Mas qual é o verdadeiro objetivo de quem programa esses algoritmos? Será que priorizam o bem-estar do usuário? O bem da humanidade? Ou simplesmente o lucro da empresa por trás do sistema?
É inegável que a internet democratizou o acesso à informação. Mas também é verdade que vem concentrando renda nas mãos de bilionários que não mais se preocupam em parecer virtuosos; que a sociedade está cada vez mais polarizada por grupos políticos que manipulam tanto a verdade quanto a mentira em benefício próprio; e que as democracias estão sendo enfraquecidas por movimentos autoritários que tentam impor a vontade dos mais poderosos sobre os mais fracos.
Os algoritmos decidem, a todo momento, quais informações serão apresentadas a bilhões de pessoas. É um poder imenso concentrado em pouquíssimas empresas. Por isso, são tão debatidos. Por isso, são tão criticados.
Curtiu?
pix@apyus.com
Um comentário em “Você sabe o que é o algoritmo de que tanto se fala na web?”